terça-feira, 24 de novembro de 2009




COM DETERMINAÇÃO E CORAGEM
Aconteceu o V Encontro Cultural de Jovens 2009


 Neste sábado dia 21 de novembro 2009, com inicio as 15:45 horas, e a presença de pessoas ilustres, mais uma vez realizamos o V Encontro Cultural de Jovens. Com as presenças da professora Daiane Oliveira, do professor Vigo da FARRP (Faculdade Regional de Ribeira do Pombal), dos professores Isaac e Luiz Claudio, ambos de Salvador, Lucivan técnica da EBDA, além dos professores da nossa comunidade, Douglas e Eduardo. 

Todos estes compuseram a mesa da palestra, com temas atuais e interessantes, abordando a questão da consciência negra, racismo entre outros temas importantes. As palestras ocorreram na sede da Associação comunitária com o apoio do som do mini-trio.




A professora Daiane agradeceu o convite  e salientou a satisfação de participar mais uma vez do evento, parabenizou todos do grupo e deu um incentivo para que continuemos em frente, com esse belíssimo trabalho. O professor de filosofia Isaac, falou da alegria de estar pela primeira vez na comunidade e participar do evento, abordou a questão da ética e como a mesma pode interferir contra o racismo. O professor de matemática Luis Cláudio parabenizou o grupo e mostrou-se feliz em participar do evento, para ele é importante que os jovens estejam unidos em prol de objetivos comuns. Douglas e Eduardo, conhecedores da realidade da comunidade, abordaram preocupações com os jovens locais  e agradeceram o convite. A professora e técnica da EBDA, Lucivan, como todos os anos esteve lado-a-lado com o grupo desde a preparação até o final do evento, a mesma falou da felicidade de mais uma vez estar presente no encontro. O professor Vigo agradeceu profundamente o convite e disse estar feliz por ver jovens organizados, e para o mesmo é através da organização que se conquista os objetivos, Vigo (foto acima) ainda abordou a questão da cidadania, a valorização do solo, da água e o valor que temos que dar a nossa região do semi-árido, como cidadãos nordestino.
 
Os jovens do NATLA contaram de forma criativa a história de canas, desde seu surgimento aos dias atuais, em seguida todos foram assistir a peça teatral DA CASA GRANDE A SENZALA, como todos os anos um sucesso.
 
A apresentação teve um cenário amplo e com vários adereços. A peça abordava a vida dos escravos em meados de 1888, quando os escravos eram castigados por coronéis e forçados a trabalhar em canaviais, no engenho, entre outras atividades.
 
Quando a princesa Isabel promulgou a lei áurea, deixando todos os negros livres muitos fazendeiros entraram em desespero pois tiveram grandes prejuízos, pois não teriam mão de obra pra cultivar suas plantações. Como todos os anos o público foi recorde, muita gente assistindo a apresentação, enchendo de motivação todos do grupo, pois mostra que o trabalho realizado é respeitado e admirado por todos.                 




"2010 vem ai e estaremos empenhando no propósito de realizar o VI Encontro Cultural de Jovens", foi o que disseram os participantes do NATLA.

Sem esquecer do apoio de Solange Rabelo que colaborou muito para a realização deste evento. Professora Daiane Oliveira, como sempre dedicando seu precioso tempo para ajudar o grupo. O grupo é eternamente grato a Lucivan que é parceira desde o inicio. Agradecemos ainda a Prefeitura Municipal de Ribeira do Amparo, e a todos da nossa comunidade e região.

O grupo Só tem uma coisa a dizer:

"Amigos, quem passa por nossos caminhos deixa um pouco de si e leva um pouco de nós".

MAIS FOTOS








Nenhum comentário: